sábado, 19 de março de 2011

O Classicismo Português (1)

O Classicismo se inicia em portugal no ano de 1527. O marco cronológico inicial desse período é a volta de Sá de miranda a Portugal, após passar seis anos na Itália. Ele vai introduzir em Portugal novos conceitos de arte e um novo ideal de poesia, conhecidos como dolce stil nuevo (doce estilo novo).
Em oposição ao ideal quatrocentista de poesia, escritas em redondilha maior ou menor, Sá de Miranda Traz da Itália a medida nova (versos decassílabos), já cultivada por Dante Alighieri e Francisco Petrarca.
Novas formas poéticas de inspiração clássica passam a ser compostas pelos artistas chamados humanistas: O soneto ( composição de 14 versos dividido em dois quartetos e dois tercetos), a Ode (poesia de exaltação), a Elegia (composição inspirada em sentimentos tristes), a écloga (composição amorosa pastoril, a epístola (composição poética à maneira de uma carta)

O século XVI é considerado um período áureo da arte et perticularmente da literatura portuguesa. Ao lado das maravilhosos monumentos arquitetônicos do periódo manuelino (governo de D. Manuel), temos a produção do humanista Gil vicente, e o renascimento português encontra sua máxima expressão em Luís de Camões. Também, é no século XVI que a língua portuguesa assume contornos definitivos, iniciando o período de Portugal Moderno.

O Renascimento em Portugal

No século XIV, verifica-se o fim do monopólio clerical no que diz respeito à cultura. Os filhos dos burgueses começam a frequentar as universidades e a tomar contato com uma cultura desligada dos conceitos medievais.
A nova realidade econômica vivida pela Europa com a decadência do feudalismo e o fortalecimento da burguesia exige uma nova cultura, mais liberal, antropocêntrica, identificada com o mercantilismo.

Renascimento teve por berceau a Itália antes de se estender aos demais países europeus.

Características do Classicismo:

O Classicismo é a época literária que se fundamenta na imitação da estética literária seguida pelos mestres da Antiguidade clássica greco-romana. Imitava-se primeiro a Itália e depois a Antiguidade. A literatura passa a se caracterizar pela retomada da mitologia pagã, pela perfeição estética, marcada pela pureza de formas. Os homens do séculos XVI acreditavam que os antigos gredos e romanos eram detentores dos ideais de beleza. Dessa forma, Platão, homero, Virgílio e outros mestres da Antiguidade são imitados como valores eternos.
A poesia adota certas formas poéticas fixas, sujeitas a determinadas regras. Com isso surge um novo conceito de poesia, uma vez que os poetas se sentem mais preparados intelectualmente se comparados aos poetas medievas medievas. Os  temas são vários: reflexão moral, filosofia, lirismo amoros, política et...
Quanto à métrica, ao lado de uma herança medieval, representada pelas redondilhas, usa-se a medida nova.

Além do Soneto introduzido em Portugal por Sá de Miranda, o Classicismo cultiva a epopéia, segundo os modelos de Homero (Ilíada e Odisséia) e de Virgílio (Eneida).

A Produção Literária

Luís Vaz de Camões

A vida de Camões ainda permanece cheia de dúvidas. Admite-se como a data mais provável de seu nascimento ano de 1524. É considerado como o maior escritor português de todos os tempos.
Sua obra é composta de poesia lírica , uma poesia épica, três peças para teatro e almas cartas.

Camões lírico:

Camões é tradicionalmente considerado o maior poeta lírico português. Sua poesia lírica apresenta-se marcada por uma dualidade: uma poesia de nítida herança da tradicional poesia portuguesa, inclusive escritos em redondilhas e uma poesia perfeitamnete enquadrada no estilo novo do renascimento. Entretanto, não se pode dizer que Camões tenha conseguido isolar sua influências; pelo contrário elas se encontram misturadas, fundidas, resultando daí uma obra típica do século XVI.

Para uma visão da poesia lírica camoniana, passamos a uma rápida caracterização dos principais temas abordados:

Poesia tradicional - A herança das cantigas trovadores aparece principalmente nas redondilhas. O mar, a fonte, a natureza surgem constantemente em diálogos, lembrando as cantigas de amigo.

Cantiga

" Cantiga alheia:
        Na fonte está Lianor
        Lavando a talha e chorando
        As amigas perguntando:
         - Vistes lá o meu amor? "

Como se pode observar, é a mesma temática das cantigas de Amigo, só que agora escrita em terceira pessoa, e não mais em primeira, ou seja, o poetas não mais escreve colocando-se no lugar da mulher, mas escreve sobre a mulher angustiada à espera de seu namorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário