sexta-feira, 18 de março de 2011

Literatura: tentativa de definição


1. Noções gerais sobre literatura!

1.1 O que é literatura?
             
Podemos dizer que a literatura é a expressão artística que tem como matéria prima a palavra. É uma combinação de palavras com uma intenção estética. Ao combinar as palavras, o escritor alcança novos significados (metáforas) sobre os quais acaba criando sua própria realidade através da imaginação. Portanto, a literatura é invenção. Uma invenção calcada sobre as situações básicas da vida do escritor, sua visão de mundo, seu talento e sua sensibilidade. Ao fugir da realidade, o escritor cria ficção. É por isso que a literatura é considerada como ficção. Embora criando uma ficção, o escritor não consegue fugir da contextualidade: contexto histórico, social, econômico, filosófico ou religioso etc.

1.2 Os gêneros literários:

Na arte literária, as obras podem ser classificadas em gêneros. Gênero são maneiras de se classificar as obras literárias que possuem características em comum. Existem diversas formas de classificar as obras literárias. A mais comum é a utilizada pelo filósofo grego Aristóteles, que dividia a Literatura em três gêneros: o épico, o lírico e o dramático.

Gênero épico:

Trata do mundo exterior e das relações do homem com este mundo. Este gênero é mais objetivo e há predominância de um narrador que conta um fato num ambiente dotado de elementos como tempo, espaço, personagem.
A maior representante do gênero épico é a epopéia que conta a história de alguém, de algum povo, alguma tribo, algum herói, fatos e acontecimentos; portanto, envolve aventuras, guerras, viagens, gestos heróicos e grandiosos. A epopéia pode trazer elementos sobrenaturais, que auxiliam ou dificultam a ação do herói. Temos como exemplos de epopéia a Ilíada e a Odisséia, do poeta grego Homero; e também Os Lusíadas, do português Camões (que veremos mais adiante). O gênero épico é utilizado na narrativa: epopéia, romance, novela, conto, etc.

Gênero lírico:

 O gênero lírico relata o mundo interior do poeta. O autor faz uso de mecanismos subjetivos para ver e interpretar o mundo. O subjetivismo é a característica marcante do gênero lírico, é o texto em que o eu-lírico* exprime suas emoções, idéias e impressões do mundo. O gênero lírico é predominante na poesia e seus derivados como (ode, elegia, soneto, quadra, etc.).

* O Eu-lírico é a voz de quem fala no poema, como se fosse a personagem do poema: é ele que declama, são suas emoções e sentimentos no poema.

Gênero dramático:

Trata-se do gênero em que os personagens falam diretamente, expondo seus dramas e conflitos. O texto dramático é feito para a encenação teatral, ou seja, é representado por atores, que encarnam os personagens. Os principais representantes do gênero dramático são os seguintes: Tragédia, comédia, drama, farsa tragicomédia etc.

1.3 Estética e tendências literárias:

Ao longo dos séculos, a arte foi dividida em duas principais correntes estéticas:

A primeira baseia-se nos princípios greco-romanos: valoriza a forma, a beleza absoluta e a universalidade temática. Nela predomina a razão e concebe a arte como conceito puramente estético.
A segunda corrente valoriza a emoção, o senso do mistério influenciado pelo misticismo religioso. Nela predomina a subjetividade e o sentimentalismo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário